Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

Você sabe o que é e as classificações do aço-carbono?

Gostou? compartilhe!

Você sabe o que é e as classificações do aço-carbono?

Composição da liga que confere ao aço o nível de resistência mecânica

 

A primeira fase do aço-carbono é o ferro gusa, a base para todos os aços. A segunda fase é quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, que determinará a qual família o aço pertencerá, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O carbono é o elemento principal para endurecer, em relação ao ferro, mas também outros elementos como o manganês, silício e fósforo também contribui para o nível de resistência do aço.

 

A quantidade de carbono define a classificação do material, como por exemplo: baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; médio carbono apresenta de 0,30% a 0,60% do elemento; alto carbono tem de 0,60% a 1,00% do elemento. Confira a seguir as características e aplicações de cada classificação:

 

  • Baixo carbono: tem baixa resistência e dureza, mas apresenta alta tenacidade e ductilidade. O material pode ser usinado ou soldado e, ainda apresenta baixo custo de produção. Normalmente, este tipo de aço não recebe tratamento térmico e está presente em chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes, entre outros;00
  • Médio carbono: possui resistência e dureza elevada, mas conta com menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono, citado anteriormente. Esta classificação apresenta quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico de têmpera. Presente em rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de alta resistência mecânica;
  • Alto carbono: é a classificação com maior resistência e dureza, mas apresenta menor ductilidade entre todos os tipos de aço-carbono. Podem ser utilizados temperados ou revenidos, pois apresentam propriedades de manutenção de um bom fio de corte e estão presentes em talhadeiras, folhas de serrote, martelos, facas e outros.


Gostou? compartilhe!