Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

Tipos de Válvulas

Gostou? compartilhe!

Tipos de Válvulas

Existem vários tipos de válvulas pelo mundo, entre elas, as mais comuns e utilizadas são: válvula globo, válvula esférica, válvula de diafragma e válvula de gaveta.

A válvula esférica oferece uma ótima capacidade de fechamento e são práticas, pois a abertura e o fechamento são simples. Podem ser feitas com furo completo, o que significa que a abertura da válvula é do mesmo tamanho que o interior da tubulação, e isso resulta em uma queda de pressão muito pequena. Outra característica é a diminuição do risco de vazamento da vedação do bucim, o que reverte na necessidade de girar o eixo da válvula somente 90º. Utilizada na indústria naval, pois é resistente a corrosões com pressão e temperatura alta. E deve ser usada somente na posição completamente aberta ou fechada, pois em um posição parcial, o purgador pode se deformar e suas propriedades de vedação serão prejudicadas e ocasionará vazamentos.

A válvula globo é adequada para uso em uma série de aplicações, desde o controle do fluxo até seu fechamento. Quando o tampão da válvula estiver em contato firme com a sede do purgador, a válvula estará fechada. Quando o tampão da válvula estiver longe da sede do purgador, a válvula estará aberta. Assim, o controle do fluxo é determinado não pelo tamanho da abertura da sede do purgador, mas pela elevação do tampão da válvula.

A válvula de diafragma é uma válvula para uso geral, podendo ser feita do material adequado para cada tipo de aplicação, entre elas pode-se destacar o controle de fluidos extremamente corrosivos e abrasivos. Ela oferece fluxo suave e operação simples em qualquer posição, garantindo vida longa e útil em serviços de regulagem e fechamento.

A válvula de gaveta na indústria, por conta da ampla faixa de pressão e temperatura, é a válvula manual de bloqueio mais utilizada. Quando totalmente aberta, sua obstrução à passagem do fluxo é mínima. Sendo assim mais eficaz e simples. Pelo seu manuseio ser mais lento, comparada às demais válvulas, são empregadas também em processos onde a abertura e fechamento não são frequentes, em estanques para qualquer tipo de fluidos e construção em ampla gama de tamanhos, permitindo fluxo nos dois sentidos.

E a Coneflan – Fabricante de Flanges, Curvas e Pestanas, trabalha com vários modelos de válvulas obedecendo rigorosamente os padrões de qualidade e atendendo diversas aplicações, sendo fabricadas em diversos tamanhos, tendo maior atenção ao cumprimento dos prazos e garantia do sucesso da utilização dos produtos, atendendo toda e qualquer necessidade do seu cliente.



Gostou? compartilhe!