Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

INA da indústria paulista apresenta crescimento

Gostou? compartilhe!

INA da indústria paulista apresenta crescimento

Pesquisa Sensor permanece acima dos 50 pontos das expectativas de aumento

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulistana subiu 1,5% em agosto em comparação ao mês anterior, na série de ajuste sazonal. Já na série sem ajuste, o progresso foi de 5,9% no mês e no acumulado de 12 meses de 4,3%. A principal influência dessa recuperação surgiu da variável total de vendas reais, que subiu 6,9%, seguida por horas trabalhadas na produção (2,3%). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada permaneceu estável (-0,1p.p). Os dados foram divulgados em setembro, pela Fiesp e Ciesp, através da pesquisa qualitativa de conjuntura econômica chamada Sensor.

Para José Ricardo Roriz, presidente das entidades, a atual condição de recuperação da economia no Brasil é um dos mais lentos, pois ao contrário das crises anteriores em que a recuperação se iniciava logo em seguida, dessa vez o mercado enfrenta dificuldades para voltar ao ritmo de crescimento. Mas por outro lado, já é um bom começo os números apresentados, o avanço da atividade industrial paulista em agosto, alcançou 14 dos 20 segmentos pesquisados, com destaque para o segmento de veículos automotores, com 7,1%.

Pesquisa Sensor

Marcando 51,3 pontos em setembro e antes 51,9 pontos no mês anterior, na leitura de ajuste sazonal. O Sensor permanece acima dos 50 pontos há mais de 12 meses consecutivos, pois leituras a partir de 50 pontos mostram expectativa de aumento na atividade industrial paulista para o mês.

Com avanço na variável de vendas, marcou 1,7 ponto, para 55,9 pontos em setembro. O indicador de estoques subiu 1,4 ponto antes de agosto (47,1 pontos), totalizando 48,5 pontos no mês de setembro, o que indica que os estoques estão acima do nível previsto.

Para saber mais informações sobre o mercado, dispositivos e segmentos industriais, acompanhe o blog da Coneflan.



Gostou? compartilhe!