Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

Entenda a diferença entre aço inoxidável e aço-carbono

Gostou? compartilhe!

Entenda a diferença entre aço inoxidável e aço-carbono

Metais são utilizados em operações que atendem suas características

O aço inoxidável é bastante diferente do aço-carbono, e estas diferenças estão presentes em sua composição química que existe uma porcentagem mínima de 10,5% de cromo.

O aço-carbono é uma liga metálica que leva em sua composição basicamente o ferro e o carbono, com percentual de 0,008% a 2,11% de carbono, diferente do ferro fundido, que tem uma liga igual, mas com teor de carbono de 2,11% a 6,67%.

Já os aços inoxidáveis têm teores de cromo mais elevados e de acordo com a necessidade da aplicação, além de possuírem acréscimo em níquel, molibdênio e outros metais em sua composição. O cromo é o que torna o material resistente à corrosão, além de melhorar as propriedades mecânicas do aço.

O aço-carbono não possui resistência contra a oxidação, e em contato com o oxigênio, o aço gera uma camada superficial de óxido de ferro, uma camada porosa, que permite que o material continue oxidando, ou seja, enferruje.

Veja mais diferenças entre os metais

O aço inoxidável e o aço-carbono são metais usados nas mais variadas aplicações comerciais e industriais. A principal diferença está na variação de componentes usados em sua liga, que o tornam mais adequados para tais aplicações.

O aço-carbono apresenta como principal vantagem o ponto de fusão mais baixo, que proporciona maior maleabilidade e melhor distribuição de calor, mas não está livre da oxidação e corrosão, para evitar estas avarias é necessário o material passar por algum revestimento térmico. Já o aço inoxidável possui teor de cromo que forma a camada invisível e evita a corrosão e oxidação do metal.

O aço-carbono e o aço inoxidável também apresentam diferenças visuais, como o acabamento fosco semelhante ao ferro fundido do aço-carbono, enquanto o aço inoxidável é bastante brilhante e pode ser confundido com um espelho dependendo da concentração de cromo em sua composição.

Aço inoxidável é totalmente reciclável

Um dos pontos que mais chama atenção no aço inoxidável é por ser um material reciclável, que pode ser reaproveitado em outras operações, como adicionar o metal em outras ligas ou em novos processos de fabricação do material.

O metal ainda é considerado um material ecologicamente correto, pois atende as normas de sustentabilidade exigidas pelas regras nacionais ambientais.

Coneflan usa material de qualidade excelente

Na Coneflan é possível encontrar dispositivos industriais confeccionados tanto em aço-carbono, como em aço inoxidável, ambos são excelentes materiais produzidos com matérias-primas de qualidade e tecnologia de alto padrão, que assegura o desempenho positivo e durabilidade do equipamento em um sistema industrial.

A Coneflan também trabalha com a opção de peças personalizadas, que seguem o projeto individual de cada cliente, e indica o material mais adequado para a aplicação que deverá atuar, com as dimensões e espessuras mais apropriadas.

E todos valores da marca prezam e valorizam o meio ambiente e todos recursos naturais, com isto, a Coneflan investe em medidas que devem ser seguidas por todos que integram a empresa, como: evitar o desperdício, reciclar e conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente.

A Coneflan está localizada na Rua Sebastião Lopes, 98, Vila Sadokin, Guarulhos (SP). Para mais informações encaminhe um e-mail para: sac@coneflan.com.br ou ligue no telefone: (11) 4968-0700.



Gostou? compartilhe!