Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

Conheça a resistência e restrição da curva de aço carbono

Gostou? compartilhe!

Conheça a resistência e restrição da curva de aço carbono

Tenacidade e ductibilidade estão presentes na curva de carbono

A curva de aço carbono possui uma resistência mecânica que depende da liga conferida ao aço, mas para isso deve especificar a aplicação na qual implementará o uso da curva.

O baixo teor de carbono possui alta tenacidade e ductibilidade, possuindo resistência e dureza baixas, apesar de não ter tratamento térmico. O médio e o alto carbono tem resistência e dureza maior, porém possui menor tenacidade e ductibilidade, já o médio carbono é suficiente para receber o tratamento térmico. Os altos carbonos são usados e temperados ou revenidos.

As curvas de aço carbono são produzidas através das normas como a NBR, ASTM, ANSI, ASME, MSS e DIN, de acordo com a particularização, considerando pontos cruciais como a vazão, pressão, diâmetro, fluido e temperatura do projeto.

A curva de aço carbono sem costura e não possui emendas longitudinais ou transversais, já a curva de aço carbono com costura é feita através do processo de soldagem, podendo ter 45°, 90° e 180°, além de raios especiais.

Existem algumas restrições no uso da curva de aço carbono, como temperaturas abaixo de -30 graus centígrados, acima de 500 graus centígrados, a curva pode apresentar deformações, reduzindo sua resistência a corrosão.

A curva de aço carbono na norma ASTM A105, é recomendada em sistemas de pressão no ambiente e condições de serviço de alta temperatura devem ser submetidos a um tratamento térmico, podendo ser recozimento, normalização e têmpera.

Já as curvas de aço carbono da norma ASTM A234 WPB, são feitas através de tubos sem costura ASTM A106° B, pelo processo de fabricação conhecido como forja, que consiste em aquecer o tubo em uma temperatura que varia entre 620° e 980°, expondo os tubos em alta temperatura, tornando-o maleável e apto para qualquer ferramenta.

A principal finalidade da curva de aço carbono é a mudança da direção da linha, atendendo a condução de fluidos, sólidos, líquidos e gases de maneira eficiente.

A Coneflan trabalha com uma equipe especializada e tecnologia de ponta, oferecendo os melhores produtos do mercado industrial, com ótimo custo-benefício. Para saber mais sobre os modelos disponíveis em nosso estoque entre em contato como nossa equipe.



Gostou? compartilhe!