Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

Veja os benefícios do aço-carbono

Gostou? compartilhe!

Veja os benefícios do aço-carbono

Para cada tipo de material existe uma aplicação diferente

O aço-carbono é uma composição de liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. Na primeira fase, independente do produto, o ferro gusa é a base usada para criar as diversas famílias do aço, desde os mais rígidos aos mais maleáveis.

Existem muitos elementos para complementar o ferro e dar a dureza necessária, pois ele é o principal elemento endurecedor, já o manganês, silício e o fósforo ajustam o nível de resistência do aço. Porém a quantidade de carbono é o que define a classificação: abaixo 0,30% é considerado baixo carbono, de 0,30% a 0,60% é o médio carbono e o alto carbono é quando tem de 0,60% a 1%.

Cada tipo de aço-carbono tem características e aplicações diferentes, que você confere a seguir:

Baixo Carbono: a resistência e dureza são baixas, mas a tenacidade e ductilidade são altas. Pode ser usinado e soldado, e apresenta baixo custo em sua produção, não recebe tratamento térmico e está presente em construções civis, pontes, perfis estruturais e latas;

Médio carbono: possui maior resistência e dureza, menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico, aplicado em equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outros componentes de maquinários, que necessitam de alta resistência mecânica;

Alto carbono: apresenta maior resistência, dureza e menor ductilidade entre os aços-carbonos. Geralmente são usados temperados, com propriedade de manutenção de um bom fio de corte, utilizados em talhadeiras, folhas de serrotes, martelos e facas.



Gostou? compartilhe!