Rua Sebastião Lopes, 98 - Guarulhos - SP 11 2088-9800

Solenóide é um mecanismo que funciona como eletroímã

Gostou? compartilhe!

Solenóide é um mecanismo que funciona como eletroímã

Dispositivo é capaz de converter energia elétrica em mecânica

Você sabe o que é solenóide? Solenóide é o nome usado para uma bobina de fio, que funciona como um eletroímã ou para qualquer dispositivo que possa converter energia elétrica em mecânica.

A peça utiliza um campo magnético por meio de uma corrente elétrica, para criar um movimento linear com aplicações comuns, como ligar um interruptor, do mesmo modo que acontece com a ignição de uma válvula ou automóvel.

O solenóide tem o formato de um espiral em volta de um pistão, esta estrutura faz com que todos os eletroímãs criem um campo magnético quando a corrente elétrica passa pelo fio da bobina. Este item tem vantagens em relação aos ímãs permanentes, afinal, podem ser ligados e desligados através da aplicação de uma corrente, como interruptores e válvulas, totalmente automatizados.

O campo magnético do solenóide ativo possui como os outros ímãs um polo positivo e outro negativo, que atrai ou repele materiais sensíveis, desta forma, o campo magnético move o pistão para trás e para frente, criando o movimento da bobina.

A válvula solenóide possui atuação direta, a corrente elétrica ativa a bobina, que movimenta o pistão que bloqueia a passagem do fluido. Nas válvulas utilizadas na automação industrial, o campo eletromagnético não agirá diretamente para abrir os condutos; já as válvulas operadas pelo piloto, movem o pistão para abrir uma pequena passagem, liberando pressão para realizar a vedação do componente. Em todas operações, o fluxo de corrente elétrica deve ser contínuo, pois, o campo magnético se dispersa, assim que a corrente é interrompida a válvula retorna ao seu posicionamento normal.

As válvulas solenóides podem ser encontradas em sistemas de refrigeração, pneumáticos, hidráulico, mecânico (automóveis e equipamentos) e em tubulações.

A Coneflan conta com um vasto catálogo técnico online. Para mais informações sobre válvulas, acesse e preencha o formulário de contato.



Gostou? compartilhe!